O presidente Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (11) que pretende suspender temporariamente o imposto federal de 18 centavos de dólar sobre a gasolina nos Estados Unidos, diante da forte alta dos combustíveis provocada pela guerra no Oriente Médio.
Segundo entrevista concedida à CBS News, Trump disse que a cobrança será retirada por um período temporário e reintroduzida gradualmente quando os preços da gasolina recuarem.
“Vamos suspender o imposto sobre a gasolina por um período de tempo e, quando o preço da gasolina cair, vamos reintroduzi-lo gradualmente”, afirmou o presidente.
Ao mesmo tempo, Trump descartou qualquer medida de alívio para companhias aéreas, que também enfrentam aumento expressivo nos custos do combustível de aviação.
No domingo (10), o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, já havia sinalizado que o governo estava aberto à possibilidade de suspender o tributo federal sobre os combustíveis.
De acordo com a American Automobile Association, em relatório divulgado na semana passada, o preço médio da gasolina no país acumula alta de 49,4% desde o início da guerra no Oriente Médio, em 28 de fevereiro.