A reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), prevista inicialmente para esta quinta-feira (7), foi adiada para a próxima segunda-feira, 11 de maio.

Entre os principais temas da pauta estão as diretrizes para o setor de biocombustíveis, incluindo a proposta de aumento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel mineral, passando de 15% (B15) para 16% (B16), além da elevação da mistura de etanol anidro na gasolina de 30% (E30) para 32% (E32).

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a decisão de avançar para o E32 teria sido conduzida pelo governo sem consulta prévia aos fabricantes de veículos e motores.

A adoção do percentual de 32% seria inédita no país e, conforme regras do setor, exigiria testes técnicos em concentrações até dois pontos percentuais acima do nível proposto — chegando a 34% de etanol na gasolina. De acordo com a publicação, esses testes ainda não teriam sido realizados.

Questionado sobre o tema pelo jornal, o Ministério de Minas e Energia afirmou que o CNPE ainda irá apreciar a proposta e que todos os aspectos relevantes serão considerados antes da decisão.

Já o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços declarou que a definição sobre o tema cabe ao CNPE.