Nesta sexta-feira (29), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou que a estatal pretende dobrar a capacidade de produção em todas as suas Fábricas de Fertilizantes (Fafens) nitrogenados, situadas em Sergipe, Bahia, Paraná, além da que está em construção no Mato Grosso do Sul. O objetivo é produzir até 75% da demanda nacional pelo insumo agrícola.

A política de expansão da produção de fertilizantes nitrogenados também é impulsionada pelo governo federal para diminuir a dependência nacional pelas importações do produto.

Além disso, a presidente da estatal demonstrou interesse em construir mais cinco Fafens. Os estudos para viabilizar o aumento da produção serão feitos ainda este ano.

De acordo com Chambriard, a possibilidade de dobrar a produção de fertilizantes se torna possível após a estatal aumentar a sua fabricação de gás natural. “Agora, a nossa meta vai ser buscar a autossuficiência de fertilizantes nitrogenados”, afirmou a presidente.

As falas da executiva, durante evento na Fafen Sergipe, também abordaram outros tópicos, como o interesse da Petrobras em aumentar sua exploração de potássio e minerais críticos.