Nesta terça-feira (26), o Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com uma ação para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o governo federal proíbam o uso do herbicida glifosato.
O MPT também quer suspender a produção, exportação, importação, comercialização e uso do ingrediente ativo do produto.
O órgão e a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) também solicitaram que seja aplicada uma multa de R$ 1 milhão em caso de descumprimento da medida.
Em nota, a principal produtora do glifosato, a alemã Bayer, já se manifestou contrária à ação na Justiça, afirmando que o produto pode ser utilizado com segurança e não oferece risco à saúde.