Após a atuação prolongada do ar frio, as temperaturas voltarão a subir gradualmente no início de junho no Brasil. Segundo o Relatório VIP de Clima da DATAGRO, o clima deve ser predominantemente seco, com o retorno das precipitações sendo postergado para a segunda semana de junho.
Na região Sul, que enfrentou um período de frio intenso, com mínimas abaixo dos 5°C em diversas cidades, os termômetros voltaram a registrar temperaturas mínimas acima dos 10°C em várias localidades.
De acordo com a DATAGRO, nos últimos dias de maio, chuvas poderão ser observadas em algumas localidades da região. Entre amanhã (29) e domingo (31), precipitações devem atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná, com acumulados previstos entre 10 e 20 mm.
Segundo o documento, “no Sudeste, as temperaturas mínimas também se elevaram nos últimos dias, com os termômetros elevando entre 14°C e 18°C”. Em relação às precipitações, apenas o estado de São Paulo tem registrado volumes significativos até o momento em maio. Na porção sul do estado, especialmente em áreas produtoras de grãos, foram observados em média 157,4 mm, excedendo em 96,6% a normal.
Para maiores informações, acesse o Relatório VIP na sessão de análises do Portal DATAGRO.