Neste último final de semana, o vice-ministro da Transmigração, Viva Yoga Mauladi, afirmou que o governo da Indonésia irá apoiar produtores de borracha natural para aumentarem sua renda e produtividade.

De acordo com Mauladi, as ilhas de Sumatra e Kalimantan concentram a maior parte da produção de borracha do país. Ao todo, “existem cerca de 2,1 milhões de famílias de produtores de seringueiras em toda a Indonésia”, disse o vice-ministro durante a Reunião de Agricultores (Rembug Tani) na vila de Sebuntal, em Kalimantan.

A meta é impulsionar os processos de industrialização de borracha dos pequenos produtores do país para agregar valor ao produto comercializado. Atualmente, 90% da produção indonésia da heveicultura é composta por pequenos agricultores.

Segundo Mauladi, outro desafio do governo é garantir o replantio das seringueiras, já que a maioria das árvores já possui mais de 25 anos. A Indonésia também quer acelerar esse processo com o uso de fertilizações específicos para esse tipo de cultura.

O Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (BRIN) e o Ministério de Obras Públicas também devem fornecer apoio para a iniciativa, afirmou o vice-ministro.

Por fim, o representante do Ministério da Transmigração também afirmou que as autoridades devem investir em novas pesquisas para desenvolver sementes geneticamente modificadas que aumentem a produtividade das seringueiras.