A H2A Bioenergia planeja investir R$ 2,9 bilhões nos próximos cinco anos para expandir sua atuação no setor de biometano no Brasil. A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da companhia, Adilson Teixeira Lima, em entrevista à CNN Brasil, divulgada nesta quinta-feira (14).

Segundo o executivo, a empresa possui atualmente 22 plantas em fase de implantação no país. A expectativa é que essas unidades tenham capacidade conjunta para produzir cerca de 800 mil metros cúbicos de biometano por dia, além de aproximadamente 700 toneladas diárias de CO₂ de padrão alimentício.

Fundada em 2013, a H2A inaugurou a primeira usina de biometano da América Latina certificada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para produção a partir de dejetos suínos. A unidade está localizada em Campos Novos (SP) e foi desenvolvida em parceria com a Copercampos, com investimento de R$ 65 milhões.

Segundo a companhia, a planta transforma resíduos da suinocultura em combustível renovável, ampliando a oferta de energia limpa e fortalecendo a agenda de descarbonização do agronegócio brasileiro.

“É a terceira safra do agro brasileiro”, afirmou Adilson Teixeira Lima, ao destacar que resíduos antes tratados apenas como passivos ambientais passaram a gerar receita adicional para produtores rurais, cooperativas e agroindústrias.