Segundo o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), o governo federal pretender dar prioridade à pauta da exploração dos minerais críticos e terras raras. O líder do governo no Congresso afirmou que a tramitação da legislação deve ocorrer em ritmo acelerado.

De acordo com Rodrigues, a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos pode ser votada ainda em maio. O tema das terras raras ganhou força também pela recente reunião diplomática entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante uma coletiva, após a conversa com o líder norte-americano, Lula também defendeu que os minerais críticos são uma “questão de soberania nacional”, em meio a um contexto de crescente demanda por essas matérias-primas.

A Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos formula novos incentivos e mecanismos à exploração e ao processamento interno de minérios, como terras raras, lítio, níquel e nióbio.