Nesta quinta-feira (14), o governo federal anunciou oficialmente a retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada em Camaçari. Segundo as autoridades, foram investidos cerca de R$ 100 milhões para a reativação da planta.
A Fafen-BA pode produzir 1,3 mil toneladas diárias de fertilizantes à base de ureia, o equivalente a 5% da demanda nacional pelo insumo agrícola. O governo estima que a retomada da produção deva gerar 900 empregos diretos e aproximadamente 2,7 mil indiretos.
O anúncio foi feito durante uma visita do presidente Lula e do ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, à unidade. A reativação da fábrica de fertilizantes nitrogenados faz parte de uma política mais ampla para diminuição da dependência das importações de insumos agrícolas.
O Plano Nacional de Fertilizantes, lançado pelo Ministério da Agricultura em 2022, tem como objetivo ampliar a produção nacional para atender entre 45% a 50% da demanda interna até 2050. Atualmente, o Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes utilizados nas lavouras.
A fábrica havia paralisado suas operações em 2019, quando a Petrobras precisou interromper uma série de investimentos no setor de fertilizantes. Em 2020, as operações ficaram a cargo da Unigel, que acabou paralisando as atividades em 2023, devido aos altos custos do gás natural. Somente em 2025, a petroleira retomou o controle sobre a planta.
A expectativa é de que a Petrobras passe a ser responsável por 35% da produção brasileira de fertilizantes nos próximos anos. Para alcançar tal objetivo, a estatal também retomou as operações da Fafen de Sergipe em dezembro do ano passado.
A petroleira também busca finalizar as obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN) III, localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.