O Brasil solicitou à União Europeia (UE) um período de transição para a aplicação do regulamento do uso de antimicrobianos em animais, especialmente sobre o gado bovino. A informação foi publicada pelo Globo Rural, nesta quinta-feira (21).
A atual sugestão das autoridades brasileiras é que os frigoríficos possam comprovar, de imediato, que os bovinos não receberam o medicamento nos nove meses anteriores ao abate, controle que é possível em animais confinados.
Quanto à exigência de que os animais não recebessem o antimicrobiano ao longo de toda a vida, o Brasil pede à UE que a regra entre em vigor somente em 2029. O argumento é de que seria necessário criar um controle sanitário muito mais rígido para toda a cadeia de carne bovina.
Até o momento, o bloco europeu não respondeu ao pedido do governo brasileiro. A avaliação interna é de que a solicitação tem poucas chances de ser acatada.
O Brasil segue buscando alternativas para retornar à lista de países autorizados a exportar produtos de origem animal para a União Europeia.
Na semana passada, o bloco retirou a permissão de entrada dos embarques brasileiros, alegando que o país não cumpre as normas relacionadas ao uso de antimicrobianos na produção de carne bovina.