O Brasil negocia a compra de gás natural liquefeito (GNL) da Rússia, com a meta de ampliar a produção nacional de fertilizantes nitrogenados. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Econômico russo, Maxim Reshetnikov, após o fim da 13ª Reunião da Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia (CIC).
Após o evento em Brasília, no dia 25 de maio, as tratativas entre empresas de ambos os países já entraram em fase de negociação direta. Em 2025, a Rússia foi o principal exportador de fertilizantes minerais ou químicos para o Brasil, representando 26% dos desembarques nacionais.
Além disso, ainda no campo energético, o país do Leste Europeu foi responsável por 45% das importações brasileiras de diesel.
Durante a rodada de negociações, também foi acordado que os dois governos irão cooperar para construir novas instalações de produção de fertilizantes nitrogenados em território brasileiro.
Ademais, o ministro Reshetnikov afirmou que os países buscarão desenvolver uma infraestrutura interbancária independente. Portanto, poderão negociar os insumos em moedas alternativas ao dólar.