Nesta quinta-feira (7), o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, anunciou oficialmente que o Brasil passará a exportar ovos para a Coreia do Sul.

Durante o Fórum de Estratégia de Bem-Estar Animal, Rua explicou que a abertura do mercado sul-coreano de ovos é um passo importante para cadeia produtiva avícola brasileira, em meio a uma demanda mundial crescente por proteínas.

O secretário também informou que a aprovação da Coreia do Sul para importação de ovos ocorre após um processo de avaliação rígido, devido ao alto padrão sanitário exigido pelas autoridades sul-coreanas.

Em 2025, segundo a Associação Brasileira de Proteínas Animais (ABPA), o Brasil exportou 40,9 mil toneladas de ovos, gerando US$ 97,2 milhões em negociações e alcançou 87 mercados internacionais.