Nesta quinta-feira (28), o governo federal, por meio do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), autorizou a adoção de novas medidas antidumping contra o leite em pó importado da Argentina e do Uruguai.
Porém, a aplicação dessas ações, que podem ser uma sobretaxa nos produtos estrangeiros, ainda dependerá de uma nova avaliação do Gecex – sem data determinada. Atualmente, a área econômica do governo Lula irá avaliar os impactos da decisão sobre a inflação dos preços dos alimentos.
A investigação antidumping sobre o leite de origem da Argentina e do Uruguai teve início após uma série de denúncias de produtores rurais brasileiros acerca do aumento vertiginoso da entrada do produto em pó nas fronteiras nacionais, a partir de 2022.
O leite em pó do Mercosul entrava no mercado brasileiro à preços artificialmente baixos, o que causava prejuízos à cadeia leiteira do país.
A reunião ordinária do Gecex também proibiu as importações de fios de náilon, fios de poliéster e malhas de poliéster provenientes da China. A decisão também abrange os desembarques de pirofosfato ácido de sódio (SAPP) de origem canadense e norte-americana.
As investigações foram conduzidas pelo Departamento de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Decom/MDIC).