Nesta sexta-feira (8), a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) anunciou que a unidade de produção de biometano do aterro sanitário de Caieiras, em São Paulo, teve sua conexão à rede de gás da Comgás aprovada.
A nova conexão, construída pela Solví Essencis Ambiental, vai permitir um aumento gradual da produção de combustível renovável. A distribuição do biometano será feito por meio da rede de gás canalizado da Cosan, empresa concessionária do estado de São Paulo.
A conexão será viabilizada através da construção de uma rede de 5,3 km de canos e tubulações. Além disso, será necessário implantar uma Estação de Transferência de Custódia (Bio-Citygate), estrutura responsável pela integração do aterro com a rede de gás.
O aterro, o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo segundo a Arsesp, produz hoje 67 mil m³/dia de biometano. O combustível gasoso é transportado em carretas da planta, por meio de gás natural comprimido (GNC).
De acordo com a Arsesp, a expansão da unidade deve acrescentar 110 mil m³/dia à capacidade atual, a partir de 2027. Já em 2028, a meta é chegar a 220 mil m³/dia. A agência reguladora ainda estima uma capacidade de 400 mil m³/dia de biometano produzidos no aterro em 2030.