A reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estava prevista para a próxima segunda-feira (11), foi novamente cancelada, informou hoje (8) a CNN Brasil.
O encontro havia sido inicialmente marcado para esta quinta-feira (7), mas acabou adiado para a próxima semana devido à viagem do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, aos Estados Unidos. Agora, a reunião foi novamente postergada, desta vez, porém, sem definição de uma nova data.
Na pauta estavam as discussões sobre o aumento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel fóssil, passando de 15% para 16% (B16), além da elevação da mistura de etanol anidro na gasolina de 30% para 32% (E32).
O tema ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionar publicamente, na semana passada, a possibilidade de avançar com as medidas.
Segundo integrantes do governo ouvidos pela CNN Brasil, no entanto, qualquer ampliação das misturas seguirá condicionada à realização de testes técnicos, que ainda não foram concluídos. De acordo com as informações apuradas pelo veículo, não há, neste momento, comprovação técnica para viabilizar imediatamente o aumento do percentual de biodiesel.