O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou, nesta quinta-feira (7), com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, para uma reunião na Casa Branca. Os mandatários conversaram de maneira reservada e não fizeram a usual coletiva de imprensa no Salão Oval, que estava na agenda de ambos para o dia.
Lula foi acompanhado dos ministros Márcio Rosa (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Alexandre Silveira (Minas e Energia do Brasil), Dario Durigan (Fazenda), Wellington César (Justiça e Segurança Pública) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).
Já ao lado de Trump, junto do vice-presidente JD Vance, estava a chefe de Gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante de Comércio, Jamieson Greer.
Entre os temas do encontro, além de combate ao crime organizado e conflito contra o Irã, o presidente brasileiro afirmou que foi proposta a criação de um grupo de trabalho para que, em 30 dias, os dois países alcancem um acordo tarifário.
“Ele disse que sempre acha que nós cobramos muito imposto. Então eu falei assim: Doutor Trump, vamos fazer o seguinte. Vamos colocar um grupo de trabalho e vamos permitir que esse moço, da indústria e do comércio do Brasil, junto com teu moço do comércio, sentem e em 30 dias apresentem uma proposta pra gente poder bater o martelo”, disse Lula.
Além disso, os mandatários também discutiram sobre a exploração de terras raras no Brasil. Lula mencionou a criação de um conselho, que seria coordenado pela Presidência da República, para tratar minerais críticos como “soberania nacional”.
“Nós temos a obrigação de ter conhecimento de 100% do território brasileiro e compartilhar com quem queira fazer investimento no Brasil. Nós não temos preferência”, afirmou.
Troca de elogios
Donald Trump publicou em sua rede social, Truth Social, que a reunião com Lula foi “muito boa”.
“Acabei de concluir minha reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, o dinâmico Presidente do Brasil. Discutimos diversos temas, incluindo Comércio e, especificamente, Tarifas. A reunião foi muito boa. Nossos representantes têm reuniões agendadas para discutir alguns pontos-chave. Outras reuniões serão agendadas nos próximos meses, conforme necessário”, escreveu Trump.
Lula também declarou que a relação entre eles é muito boa e classificou como “amor à primeira vista”.
“Sabe aquela história de amor à primeira vista? Aquele negócio da química? Foi isso que aconteceu. E espero que continue assim. E espero que seja assim com qualquer presidente que o Brasil tenha”, disse o presidente brasileiro.